terça-feira, 9 de março de 2010

Coisas do Carnaval de Santos em 1908









Santos, 1º de Março de 1908
Memo já viu festejado, á noite. Muita moça, muita gente da rua 15 e outras, algumas bisnagas, vôo incerto de confetti. Hoje promattem-se muitos divertimentos próprios do domingo de Carnaval, Musicas, passeiatas, batalhas de confetti, permutação de lança-perfume, e mais festas. Sahirio vários mascaras avulsos, uns com espírito, uns com espitiro, outros sem elle.

No Teatro Guarany em 1908

Santos, 1º de Março de 1908
Havemos de dançar até o Chico chegar de baixo porque o carnaval, este anno, é isso mesmo: baile no Guarany, baile no Miramonte e...disse
Joguei no macaco
Deu o pavão
O astrimóce
Fais Pão-pão

Rancho Grande em 1873

Rancho Grande
Lei Provincial nº 72
O Doutor João Theodoro Xavier, Presidente da Provincia de S. Paulo etc., etc.,etc,.
Faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial decretou, e eu sancionei, a seguinte Lei:
Artigo único - Fica o Governo da provincia autorizado a mandar encorporar ao patrimônio da Câmara Municipal da Cidade de Santos o Rancho Grande da mesma cidade.
Revoga-se as disposições em contrário.
Mando, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumprão e fação cumprir tão inteiramente como nella se contém.
O Secretário desta Província a faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio do Governo de S. Paulo, aos vinte dias do mez de Abril de mil oitocentos setenta e tres,
(L.S) João Theodoro Xavier

O Rancho Grande era um trecho da atual Rua São Francisco, perto das ruínas do terceiro prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos

domingo, 7 de março de 2010

Carnaval em Santos em 1908

Santos, 1º de Março de 1908
Até parece brinquedo
Mas é uma realidade
Do carnaval o folguedo
Já morres nesta cidade

Banco Comercial em Santos - 1908

Santos, 1º de Março de 1908
Communicamos os srs. Bento de Carvalho & C., terem inaugurado n'esta cidade, a Agência do Banco Comercial do Porto á rua 15 de Novembro nº 12.
Santos, 1º de Março de 1908
O sr. G. Pinfildi, proprietário da conceituada casa de jóias, situada no largo do Rosário, tem para o publico, como todos nós sabemos, um club que por pouco dinheiro, conforme a sorte dos sócios, dá jóias, relógios, etc.
Hotem, foram contemplado com um objeto da joalheira o  sr: 10º Vicente de Carvalho, um relógio ouro 18k. 50 gmas,
Santos, 1º de Março de 1908
Havemos de dançar até o Chico chegar de baixo porque o carnaval, este anno, é isso mesmo: baile no Guarany, baile no Miramonte e...disse,
Joguei no macaco
Deu o Pavão
O astrimóve
Fais Fão-fão

Confeitaria Esperança em Santos - 1908

Santos, 1º de Março de 1908
Recebemos hontem dos sr. Mendes & Silva, proprietários da Confeitaria Esperança, á rua S. Leopoldo n. 7 um delicioso bolo denominado Eden Santistra, que fez a rapaziada cá da cada lamber o beiços e pedir por mais.
Gratos
Santos, 1º de Março de 1908
CASA

Precisa-se de uma pequena, perto da cidade. Por especial favor, cartas no escriptorio desta folha a Carlos.

sábado, 6 de março de 2010

Teatro Guarany em 1898 Opereta Granadeiros

Santos, 03 de Maio de 1898
Theatro Guarany
Os Granadeiros, magnífica opereta, é a peça com que estréa, hoje, no theatro da Praça dos Andradas, a troupe do emprezario Raphaal Tomba, que vem fazer uma temporada em nossa cidade. Não precisamos fazer reclamos para a serie de espectaculos que vamos ter no Guarany. Camarotes nenhum resta: todos assignados. Cadeiras poucas se acham á venda, o que prova o bom gosto do nosso publico e a anciedade com que era esperada a afamada troupe italiana. Vamos, pois, ter deliciosas seratas ouvindo boa musica e explendidas operas e operaetas. Os srs. assignantes devem procurar até o meio-dia de hoje os seus ingressos na Confeitaria Confiança

Mercado Municipal de Santos em 1898

Santos, 03 de Maio de 1898
Edital nº 44
De ordem do dr. Intendente Municipal, faço publico a todas as pessoas que comprarem peixe aos vendedores ambulantes, que estes são obrigados a ter consigo e exhibir a qualquer comprador uma guia expedida pela administração do Mercado Municipal, da qual constará a hora em que a venda de peixe deverá terminar, reputando-se estragado o peixe vendido depois dessa hora e que se previne ao publico para não negocial-o.
O administrador – Manoel José dos Passos

Quartel de Santos em 1898

Santos, 03 de Maio de 1898
NOVO QUARTEL
Hontem a 1 e meia da tarde o Dr. Bias Bueno, delegado de policia, coronel Theodoro de Almeida, alferes Toledo, representando o commandante do destacamento local e o repórter desta folha, visitaram o prédio da rua São Leopoldo nº 135, de propriedade do sr. Antonio Pereira de Carvalho, onde serão amanhã encetadas as obras precisas para ali ser instalado o quartel de policia.
Percorreram todos, os compartimentos da casa, que está situada em logar magnífico, próximo ao Saboó, sendo acompanha por aquelle proprietário e seu irmão, que lhes mostraram tudo, miniciosamente.Terminando o exame, o sr. Pereira de Carvalho offreceram um copo de cerveja aos presentes.

Eden Santista em 1898

Santos, 03 de Maio de 1898
Escrevemos o Diário elegante de volta do delicioso balmasquê do Éden Santista, que está verdadeiramente... um Edem!
A’ hora a que nos retiramos, pesarosos, mas irremediavelmente, pois tínhamos de acudir á obrigação, o beile attingia ao auge do enthuesiasmo – Vimos nelle uma multidão de linhas, vistosas, chics e ricas phantasias.
É inútil informar á caríssima leitora e AP pasciente leitor, que aquelle mysteriooso Diário Elegante, lembram-se? Estava á honra a que retiramos do paraíso da rua Conselheiro Nébias, intrigando a muitos, e ..fascinando a todos.
Depois de amanhã saberão, como nós quem era.
Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902
Acervo Waldir Rueda

jornal santista Gazeta do Povo, de 02 de fevereiro de 1920
Acervo - Waldir Rueda





Carnaval em Santos 1898













Santos, 03 de Março de 1898
Ante – hontem, dois dias chuvoso. Momo não amanheceu disposto ao chiste, á brincadeira, á alegria. Appareceu-nos acabrunhado, prematuramente exhausto. Domingo, á noite, sacudiu um pouco a pregriça de folgar, quando a Banda Municipal foi para o coreto á ria Quinze zambuzar maxixes e tangos. E, então, vimos o povo mais animado, a rapaziada mais ousada no jogo do confeti e lance-perfume, as moças mais sorridentes a reagiram os ataques inonffensivos dos esguichos de pefumes e das multicolores rodellinhas de papel. Umas ligeiras passeiatas, dois fúnebres... e mais nada, Mascaras...raros e muitos desprovidos de espírito

Teatro Guarany em 1898


Coisas do Teatro Guarany em Santos
Santos, 03 de Maio de 1898
Deram sorte a valer, ante-hontem no baile do theatro Guarany: o Wahington, que passou bons trotes em muita gente; o Alcides Ferreira, espirituoso globe-trotter inglez; e o Moreira, phantasiado...delle mesmo

Jornal A Sanfona


Em 03 de Março de 1898 surigiu por somente uma edição o jornal A Sanfona na Cidade de Santos.

Surgiu hontem, inesperadamente, A Sanfona, um róseo jornal de verse, colaborando por pennas destras na graça. Infelizmente, só durou o espaço de um dia.
Jornal O Diário de Santos

Briga de Italianos

O Fabri Febriano e o Hermínio Henrique, como bons italianos, lutavam á romana, ante-hontem, ás 3 horas da tarde, na rua S. Leopoldo, quando...o carcereiro dir-vos-ha





Entre um perneta e um bineta
Ante-hontem, ás 8 horas da noite, o conhecido cambista Perneta entrou choramingando na cadeia, aonde queixou-se ao dr. delegado, contra o bi-perneta Anthenos Moura Dias, que ameaçava de morte, á porta do theatro Grauany.
A policia foi buscar o Anthero, que chegou á cadeia dando um desespero medonho, a ponto de desrespeitar a autoridade.
Resultado>: Com as respectivas meltas o estrillante bi-perneta foi fechado.
Jornal O Diário de Santos -03/05/1898

O COLECIONADOR DE HISTÓRIAS
Waldir Rueda em seu escritório
DISCURSO DA ENTREGA DO DIPLOMA DE GRATIDÃOAO HISTORIADOR WALDIR RUEDA, EM 26/1/2008.

Companhia Docas






Santos, 03 de Maio de 1898
Notas Policiais de Santos
Ante-hontem, no armazém n.12 a Companhia Docas, foi preso Sebastião Rodrigues de sant’Anna, por ter esbofeteado um menor, no Mercado. Que lhe sirva a valentia.


Notas Policiais
É muito amorosa a meretriz Ana Pinto da Cunha. Ante-hontem, á 1 hora da tarde, sahia da cadeia, quando lembrou-se de acariciar a sentinella, meigamente passando-lhe no rosto um ramo de flores. Reconhecido e também enternecido, o soldado fel-a voltar ao xadres.
Jornal O Diário de Santos - 03/05/1908

Mesa de Rendas de Santos


Antiga Mesa de Rendas de Santos - Praça Antonio Telles - Centro Histórico


Santos, 03 de Maio de 1898

Notas Policiais
Satyro o portugues José da Silva, com 80 annos, casado, jardineiro, demostrou, domingo ultimo, sua índole mostruosamente malevola. A' sombra de uma árvore do jardim da praça dos Andrdas, ia praticar a mais abjecta das concepões humanas, com uma pequenita de 4 annos, quando foi apanhado em flagrante e preso, sendo conduzido á presença do dr. deleado de policia, a quem negou a premeditação do vil commettimento, havendo, entretanto, testemunhas de suas intenções bestiaes. O saytiro continua preso, , tendo sido feito hontem, ao meio dia, exame médico na creança, que foi reconhecida inviolada.

Hotel Internacional








Cartão Postal do Hotel Internacional na praia do José Menino

Jornal Diário de Santos
Santos, 22 de Julho de 1909

HOTEL INTERNACIONAL
Este esplendido estabelecimento balneário, situado na aprazível praia do José Menino, vae passar por grandes reformas attendendo assim á justa procura que sempre teve.
Sua proprietária, d.Elisa Poli, senhora bastante conhecida pelo seu fino bom gosto e competência pelo seu fino bom gosto e competência para direcção de estabelecimentos como este, depois de haver obtido prorrogação do contracto do prédio por largos annos, introduzirá todos os melhoramentos exigidos em um excellente hotel balneário, como já é esse que obedece há muito á sua proficiente e activa direcção.
Pinturas externas e internas, banheiros, limpeza geral do edifício, reformada isntallações electricas, tudo isso fará parte das reformas que vão ser executadas sem prejuízos da freqüência ao estabelecimento que em nada alterará a commodidade dos seus hospedes.
É caso de felicitarmos a Santos por mais este melhoramento principalemente quando a d. Elisa Poli contunuará a empregar sua reconhecida actividade fazendo do hotel do José Menino um modelo para as estações balneárias.

Acervo: Waldir Rueda