Iniciou-se no Rotari Clube local, faz já algum tempo, memoravel campanha pela ,odernização de Santos, com a preliminar de se lhe traçar, por urbanista de nomeada, um plano diretor de desenvolvimento.
Si se tivesse êsse plano urbanistico, com aproveitamento dos notáveis trabalhos do insigne engenheiro, dr. Saturnino de Brito, sôbre o magno assunto, por certo outro seria o diograma de nossa cidade, onde há até edificios de imponente arquitetura mal colocados, em posições que não se destacam, absolutamente a sua pespectiva.
Entre estes está a Catedral, na praça José Bonifácio, no ângulo formado pelas ruas Amador Bueno e Braz Cubas, onde a sua majestade arquitetônica quase que desaparece.
Para reparar êsse êrro, pensa a tual administração municipal sob, a direção do dr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, prefeito municipal, de isolar a Catedral, abrindo ruas e fazendo ajardinamento, como mostra o clichê do projeto, que estapamos, para agitação d~esse problema urbanistico.
A Grande área que resultaria de futuras desapropiações, talves fosse suficientes para nela ser erigido o Teatro Municipal, que é uma das muitas cogitações da atual administração, empenhada em dar a nossa cidade um espetaculo mais grandioso de conformidade com a importancia de seu pôrto e com a beleza de suas praias.
Jornal A Tribuna 1942